Pessoas Com Acne Deveriam Usar Maquiagem?

As mulheres compreenderam a importância da aparência há anos. Os primeiros registros de maquiagem datam seu uso há pelo menos 6.000 anos, e em 1600 as mulheres usavam adesivos em forma de estrela e de de lua para cobrir cicatrizes de varíola. E desde então havia pessoas dizendo que tais práticas eram imorais ou perigosas.


Se você tem vasculhando a internet para obter informações de tratamento natural para acne, sem dúvida já leu artigos expondo os perigos dos cosméticos. Maquiagem é acusada de entupir os poros, impedir que sua pele respire e fazer mal à acne. Ah, e não vamos esquecer que causa câncer.

É claro que os defensores da saúde natural ainda estão para encontrar uma substância não-natural que eles não achem terrivelmente perigosa. Então, não é só porque algumas pessoas afirmam que maquiagem é perigoso e que causa acne, que isso é verdadeiro.

Eu recebo um monte de e-mails com relação a maquiagem, e neste post eu vou fazer o meu melhor para resolvê-los. Nós vamos falar do seguinte:
  • Prós de maquiagem ou por que você deve considerar o uso de maquiagem.
  • Será que maquiagem causa acne?
  • Você precisa se preocupar com ingredientes comedogênicos em cosméticos?
  • Os argumentos do "lado escuro da beleza", ou seja, os ingredientes cosméticos podem perturbar hormônios e causa câncer? E você deve estar preocupado com eles?
Eu vou fazer o meu melhor para responder a estas perguntas com a ciência disponível. Mas tenha em mente que isto vem da perspectiva eu-sou-um-cara-e-nunca-toquei-numa-maquiagem. Portanto, segure o desejo de me crucificar, se e quando você me vir fazendo declarações idiostas sobre maquiagem.

Por que você deve considerar o uso de maquiagem


Isso deve ser óbvio. Porque usar maquiagem para esconder manchas melhora a sua auto-estima e faz você se sentir melhor sobre si mesma. Goste ou não, somos uma sociedade que valoriza a beleza e estética. Em um recente episódio do podcast os caras do site Freakonomic falaram sobre algumas vantagens que pessoas bonitas têm em relação às não tão bonitas.

Há estudos que quantificam as melhorias na auto-estima e qualidade de vida em mulheres com problemas de pele que começam a usar maquiagem. Mas eu acho que é algo como afirmar o óbvio, então eu não vou falar sobre eles aqui. Basta dizer que cobrir seus defeitos com maquiagem é a maneira mais rápida e confiável de se sentir melhor sobre si mesma no dia-a-dia.

Eu acredito que a maquiagem é boa não só para a auto-estima, mas também para a sua pele. Agora está bem estabelecido que o estresse pode agravar a acne. E quando se trata de aumentar o estresse e a ansiedade, não há nada como ter que sair com manchas recentemente estouradas em seu rosto, especialmente as de natureza cística.

Isso coloca você no meio de um ciclo vicioso; acne provoca estresse que causa mais acne. E quanto mais você tenta superar a acne, mais frustrada você fica e menos eficaz seus esforços se tornam.

Algo tem que acontecer para você sair dessa. Suas opções: 1) esperar a acne ir embora (pode demorar algumas décadas), ou 2) fazer algo sobre o estresse. Já que esperar algumas décadas não é a opção preferida pela maioria das pessoas, tem que ser o estresse. Para a maioria das pessoas, cobrir as espinhas com maquiagem é a maneira mais fácil e rápida de reduzir o estresse da acne. E sim, você está fingindo, mas supere; é bom para sua pele.

Mas a maquiagem provoca acne, certo?


Dermatologistas dizem aos pacientes muitas vezes que eles não devem usar maquiagem, pois ela pode agravar problemas de pele. Esta parece ser uma daquelas coisas que os dermatologistas falam que não é baseado em qualquer ciência real - algo como a reivindicação de que a dieta não afeta a acne. Nós vamos chegar ao conceito comedogenicidade em breve, mas deixe-me falar primeiro de alguns estudos em que cientistas estudaram o efeito de maquiagem em problemas de pele.

Para minha surpresa, eu pude encontrar só um punhado de estudos que abordaram o tema.

Em 2005, Dr. Hayashi e seus colegas japoneses pediram a um maquiador para ensinar técnicas básicas de maquiagem para 18 mulheres com acne. As mulheres aplicaram maquiagem durante 4 semanas, enquanto a sua acne foi tratada.

No final do estudo, as mulheres sentiram melhores sobre elas mesmas, melhoraram a sua vida social e sua acne estava melhor.

Será que sua acne teria ficado ainda melhor sem a maquiagem? Será que a maquiagem interferiu com o tratamento da acne? Não há como saber, uma vez que este estudo não incluiu um grupo sem maquiagem. Olhando para os resultados, a acne caiu cerca de 40%, então eu não acho que a maquiagem teve quaisquer efeitos negativos sobre a acne.

Eu encontrei 3 outros estudos que, de alguma forma, analisaram o efeito da maquiagem em problemas de pele. Nenhum deles mostrou qualquer indicação de que a maquiagem, quando devidamente selecionada e usada, agrava a acne.

Seleção da maquiagem e uso - de acordo com cientistas

Longe de mim afirmar que os cientistas nerds de jalecos brancos são sua melhor fonte de dicas de beleza e aconselhamento de maquiagem. No entanto, o artigo japonês teve bons pontos em relação à seleção e uso de maquiagem:
  • Eles usaram maquiagem projetada para a pele propensa a acne, o que significa que era não-comedogênica e não irritante - de acordo com o fabricante.
  • Não cubra todo o seu rosto com várias camadas de corretivo. Em vez disso, use a cor complementar para se misturar às manchas. Por exemplo, aplicar o corretivo verde sobre espinhas vermelhas, e você deve obter algo parecido com um tom amarronzado. Em seguida, aplique uma leve camada de corretivo.
  • Use a maquiagem para destacar e criar pontos focais em torno dos olhos, lábios e bochechas para chamar a atenção para longe das manchas. 
Note que eu tenho zero de experiência com maquiagem e não tenho qualquer responsabilidade sobre as instruções acima :) 

Cosméticos anti-acne funcionam?


Alguns cosméticos dizem não apenas serem seguros para a pele propensa a acne, mas também tratam a mesma. Existe alguma verdade nessas afirmações?

Em princípio, sim. Eu não vejo nenhuma razão para que você não possa usar cosméticos como um veículo para a entrega de ingredientes anti-acne. Dito isto, eu não sou um químico cosmético e não posso dizer se há algo na composição que impede seu uso como veículos. Parece, pelo menos, que a Neutrogena e a CLINIQUE têm maquiagem com ácido salicílico, por isso é possível, pelo menos de alguma forma.

Além disso, em 2013, pesquisadores coreanos publicaram um estudo mostrando cosméticos contendo veneno de abelha que podem tratar a acne.

Assim, em princípio, você pode usar maquiagem como um tratamento da acne. No entanto, a verdadeira questão é se é melhor usar um tratamento dedicado à acne e, em seguida, aplicar a maquiagem normal, segura, em cima. Eu diria que com produtos de tratamento dedicados à acne você tem uma escolha muito maior de ingredientes ativos.

A presença de ingredientes comedogênicos NÃO significa que o produto provoca acne


Há mais de 50 anos os cientistas aplicam produtos químicos em orelhas de coelho, a fim de descobrir se os referidos produtos químicos causam acne. Em termos médicos, este é o chamado de teste comedogenicidade.

Alguns sites recolhem os resultados de tais estudos em longas tabelas nas quais os ingredientes cosméticos são avaliados por sua comedogenicidade.

Eles incentivam-lhe a ser um detetive acne, percorrendo toda a loja com a longa lista de 1 metro e verificar cada produto com ela. Se o produto tem um ingrediente encontrado na lista = acne, se não = seguro. Tão simples. Tão preto e branco. Tão absolutamente errado.

Em 2005, Dr. Zoe Diana Draelos e colegas publicaram um artigo intitulado A reavaliação do conceito comedogenicidade. No estudo,  eles testaram se os produtos que contêm ingredientes comedogênicos realmente causam acne. Eles pegaram 6 pessoas propensas a terem acne e aplicaram produtos que continham ingredientes conhecidamente comedogênicos na parte superior das costas dos participantes. No total, eles testaram 10 produtos diferentes. Os produtos foram aplicados 3 vezes por semana e deixados até a próxima aplicação. Isso continuou por 4 semanas. Os resultados foram comparados com ambos os controlos positivo e negativo. O controle positivo sendo uma substância conhecida por causar acne e o controle negativo de um conhecido que não causa acne.

Em todos os casos, não houve diferença entre o controle negativo e qualquer um dos produtos. Em comparação, o controle positivo causou 3 a 5 vezes mais espinhas do que qualquer dos produtos. Em outras palavras, um produto com ingredientes conhecidos comedogênicos não causam mais acne do que um ingrediente não-comedogênico sozinho.

Eles também fizeram alguns pontos interessantes na discussão do artigo:
  • Testes Comedogenicidade costumam usar doses muito altas da substância testada. Enquanto os produtos acabados frequentemente contêm apenas pequenas quantidades da substância. Pense nisso desta maneira. Alegar que qualquer produto que contenha ingredientes comedogênicos provoca acne, é como dizer que qualquer alimento que contém sal vai matá-lo porque o sal é letal em doses elevadas. Comedogenicidade, como tudo mais, é uma questão de dosagem.
  • Existem diferentes maneiras de se medir comedogenicidade. Alguns testes rotulam substâncias que irritam a pele, mas não provocam acne, como comedogênicas. Além disso, as substâncias que dilatam os poros da pele, como o ácido salicílico, pode ser rotulados como comedogênicos. No entanto, o ácido salicílico é usado como um tratamento para a acne.
  • Testes em seres humanos para comedogenicidade costumam usar condições exageradas. As substâncias são geralmente aplicados sob oclusão (ou seja, a área é coberta) e deixado por várias semanas, todos os quais aumentam o efeito que estas substâncias apresentam.
Este estudo mostra que o trabalho simplista de detetive, onde você percorre pela loja com uma longa lista de 1 metro de ingredientes perigosos, é uma missão de tolos. Meu palpite é que mais de 90% dos produtos supostamente perigosos identificados desta forma não vão realmente causar acne.

Esta visão ecoou em outro trabalho que analisou vários modelos de acne; condições experimentais que estimam o que acontece na pele humana, como o modelo de orelha de coelho que falamos anteriormente. Falando sobre o modelo de orelha de coelho, o estudo afirma que este modelo é incapaz de descrever com precisão o potencial acnogênico de compostos químicos e, portanto, só tem valor para distinguir negativos absolutos. Na Inglaterra, o que acontece em uma orelha de coelho não é o mesmo que o que acontece na pele humana, e só podemos usar essa informação para dizer que os ingredientes não causam acne.

O blog The Beauty Branins (tradução livre: A Beleza Inteligente) parece pensar que as classificações de comedogenicidade são de algum valor e sugere a seguinte regra:

Portanto, se um par de ingredientes com pontuação moderada de comedogenicidade grave [3 ou mais] aparecer nos primeiros 5 ou 6 ingredientes na fórmula, pode haver motivo para preocupação.
Os caras que escrevem no blog são químicos de cosméticos, então eu gostaria de ter a sua palavra sobre isso.

Você pode confiar em alerta não-comedogênico?


Portanto, se você não pode julgar se um produto provoca acne na lista de ingredientes, como você pode jugar? Receio que a resposta, na maioria dos casos, é que você não pode.

Alguns fabricantes rotulam os seus produtos como não-comedogênicos, o que significa que deve ser seguro para as pessoas com acne. Mas você deve tomar a afirmação mais como uma sugestão do que uma garantia.

'Não Comedogênico' é um termo não regulamentado. Assim, qualquer pessoa pode colocar em seus produtos. Significa apenas que o fabricante acredita que o produto é seguro para a pele propensa a acne, mas eles não são obrigados a verificá-lo. Tenho certeza de que muitas empresas não testam seus produtos. Afinal de contas, ele danifica a sua marca e reputação, se um produto supostamente seguro para a acne causar acne.

Paula's Choice (tradução livre: A Escolha de Paula) dá as seguintes orientações ao escolher produtos seguros pra acne:
  • Evite produtos com textura grossa ou muito cremosos. Estes são mais propensos a entupir os poros.
  • Géis, soros leves e fluidos são mais propensos a ser seguros pra acne do que os produtos mais grossos.
  • Óleos não obstruem os poros, mas podem fazer sua pele parecer oleosa.
  • Evitar os produtos que contêm substâncias irritantes, tais como álcoois, mentol, hortelã-pimenta, eucalipto, cânfora, limão, toranja (grapefruit) ou limão, bem como fragrâncias naturais ou sintéticas.
Já que eu não sou um especialista sobre este tema, eu não posso dizer o quão boas são essas orientações. No entanto, eu vejo o Paula's Choice como uma fonte bastante idôneo de informação.

O 'lado escuro' da beleza


Você provavelmente já foi em lugares que expõem 'lado escuro' da beleza. Estes artigos detalham longas listas de produtos químicos impronunciáveis ​​e perigosos em seus produtos cosméticos e de cuidados pessoais diários. Estes produtos químicos maus são tidos por causar câncer e perturbar hormônios. Depois de ler esses artigos, eu não posso culpar você se você acredita que usar maquiagem é semelhante a envenenar-se.

A solução .. é claro, é usar maquiagem natural, orgânica e livre de produtos químicos.

Agora que você já se livrou de todos esses produtos químicos desagradáveis, ​​certamente nada de ruim pode acontecer com você. Afinal, você está usando tudo apenas natural, orgânico. Como o óleo tea tree e lavanda. Ops... pode causar o mamas em homens e perturbações hormonais em meninos pré-adolescentes.

E a urtiga natural, então? Certamente não há nada de errado com ela. Oops... faz com que o homem tenham mamas e hiperestrogenismo em mulheres. E as ervas tônicas revigorantes chinesas chamadas Dong Quai... mamas em homens novamente.

À propósito, se você está se perguntando o que tudo isso tem a ver com o mamas em homens... não é porque eu quis ou meus desvios sexuais, mas sim porque eu digitei "ginecomastia herbal " na busca do PubMed. Ginecomastia é o termo médico para o mamas em homens.

E enquanto eles estavam atacando substâncias químicas más, eles também disseram que um estudo maciço mostrou que suplementos de vitamina E aumentam o risco de câncer de próstata em 17% em homens saudáveis? Ou sobre este estudo que mostrou que suplementos de selênio aumentam o risco de câncer de próstata em gritantes 90% em homens que não são deficientes em selênio? Ou será que eles falaram sobre este estudo em ratos que mostrou que antioxidantes aceleram o desenvolvimento de câncer de pulmão? Não... bem... eu suponho que é ok... você ainda estão evitando todos os produtos químicos perigosos, por isso, tudo deve estar bem então.

OK, chega de sarcasmo. O ponto que eu estou fazendo é que "natural" não é o mesmo como seguro. Na verdade, se algo é natural/orgânico não tem nada a ver com a segurança do produto. O que realmente importa é saber se o produto é seguro e eficaz. Alguns produtos naturais são, alguns não.

'Natural' e 'orgânico' são termos de comercialização destinadas a dar-lhe sentimentos aconchegantes e agradáveis, e fazer você acreditar que você está fazendo a coisa certa para si mesmo.

Mas sério, é verdade que os cosméticos e produtos para cuidados pessoais têm produtos químicos que causam desregulação hormonal? E eu deveria estar preocupado com isso?


Sim, é verdade, mais ou menos. Você deveria estar preocupado com eles? Depende de quão guerreiro você é.

Toda a questão dos desreguladores endócrinos em cosméticos e produtos de cuidados pessoais é muito complicado. Quero dizer, como várias ordens de grandeza acima do meu grau de remuneração.

Ontem à noite, eu li algumas revisões que discutiram o impacto na saúde da exposição a produtos químicos de desregulação endócrina.

Na grande maioria dos casos, estamos expostos a esses produtos químicos bem abaixo dos limites de segurança estabelecidos. No entanto, há preocupações de que estas substâncias podem não se enquadrar nas hipóteses comuns em estudos toxicológicos.

Alguns destes produtos químicos pode ter 'curvas de exposição não-lineares', e os dados de exposições a concentrações elevadas podem não prever com precisão o que acontece em concentrações mais baixas. Na planície Inglesa, até mesmo exposições a pequenas quantidades podem ter efeitos negativos. Isso é verdade ou não? Eu não sei. É uma questão para pessoas muito mais inteligentes do que eu descobrirem.

Após ler várias revisões, eu tenho a impressão de que não há nenhuma evidência clara de que os produtos químicos de desregulação endócrina causam qualquer dano real para os seres humanos. Dito isto, não haver evidências não significa ser automaticamente seguro. As preocupações legítimas existem e esta área precisa de mais pesquisa.

Em 2009, tanto a Endocrine Society (Sociedade de Endocrinologia) e American Chemical Society (Sociedade Americana de Química) emitiu declarações que, eu acredito, capturam a questão:

Endocrine Society sublinha a importância do princípio da precaução na ausência de informação direta sobre causa e efeito, e considera que o princípio é fundamental para melhorar a saúde reprodutiva e endócrina. A American Chemical Society recomenda mais pesquisas verdes que visem identificar e desenvolver alternativas funcionais que não têm atividade endócrina perturbadoras. Continua, no entanto, muito difícil determinar quais as substâncias, a que ponto no tempo e em que concentrações, na verdade, aumentam o risco. Implementar a higiene física-química é, neste contexto, certamente indicado.
Endocrine-Disrupting Chemicals: Associated Disorders and Mechanisms of Action

Quero salientar que essas revisões vão muito além das substâncias químicas encontradas em cosméticos e produtos de cuidados pessoais. Os produtos químicos também incluem pesticidas, retardadores de chama, BPA e outros produtos químicos encontrados em plásticos, etc. A exposição através de cosméticos e produtos de cuidados pessoais constitui apenas uma pequena parte da exposição total.

E você não deve presumir que o uso de produtos naturais automaticamente resolve o problema. Como eu mencionei acima, muitas substâncias naturais também causam distúrbios hormonais. Por exemplo, os fitoestrógenos encontrados na soja e em algumas outras plantas são de ordem ou magnitude mais potentes do que os parabenos tão criticados.

Devo dizer que nada disso se aplica a mulheres grávidas e lactantes. A exposição no útero ou infância pode ter efeitos imprevistos mais tarde na vida.


Conclusão


Este post acabou muito mais longo do que eu previ. Então, vamos ver se podemos reunir tudo e realmente concluir alguma coisa.

Então, nós começamos a viagem nos perguntando se é seguro para as pessoas com acne usar maquiagem. Cuidadosamente escolhidas e usadas ​​corretamente, não vejo qualquer razão para que pacientes com acne não devam usar maquiagem. Claro, um pouco de maquiagem pode obstruir os poros e piorar a acne, mas é aí que a seleção cuidadosa e uso adequado entram em jogo. Alguns estudos têm mostrado que maquiagem não-comedogênica e não-irritante formulada para pele propensa a acne é segura para uso.

Eu iria tão longe a ponto de argumentar que a maquiagem é boa para sua pele. Qualquer um que tenha experimentado isso sabe o quão estressante é a acne. A vergonha e ansiedade que te faz passar, tudo que agrava ainda mais a acne. Qualquer coisa que você possa fazer para aliviar a carga psicológica vai ser bom para a sua pele, e usar maquiagem para esconder manchas é uma maneira muito eficaz de fazer isso.

É verdade que alguns produtos químicos em cosméticos e produtos de higiene pessoal podem causar disfunções hormonais. No entanto, na maioria dos casos, estes são milhares de vezes mais fracos do que fitoestrógenos encontrados na soja soja e outros, que são de ordem de grandeza mais fraca do que hormônios humanas. Não há nenhuma evidência clara de que esses produtos químicos causam danos em seres humanos, no entanto não podemos ter certeza de que eles são seguros. Seguindo o princípio da precaução, é uma boa ideia minimizar sua exposição a produtos químicos de desregulação hormonal - sem enlouquecer sobre eles.

Anterior
Esta é a página mais antiga
Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores