Hoje em dia você não consegue abrir uma revista sem ler sobre os perigos de glúten. De acordo com o publicidade, não há fim para os seus males. Muitas pessoas chegam a dizer que glúten provoca acne. Você deveria levar essas alegações a sério e abandonar o seu pão de cada dia?
A história curta é que o glúten pode causar problemas para uma parcela de pacientes com acne, mas de maneira nenhuma é um problema para todos. Aqueles com acne persistente que resiste a outros tratamentos devem tentar uma dieta livre de glúten, pelo menos por algumas semanas.
Neste post vou te dar provas de alto nível e espero ajudá-lo a entender se o glúten causa problemas para você.
O que é o glúten
O glúten é uma proteína comum encontrada no trigo e grãos relacionados. É a substância que faz a massa de pão pegajosa. E por ser pegajoso, ele também é usado como agentes de ligação em muitos produtos de cuidados pessoais, por exemplo, pode ter glúten no seu shampoo, pasta de dente e maquiagem.
Fontes comuns de glúten:
- Trigo
- Cevada
- Centeio
- Soletrado
- Aveia (como resultado de contaminação)
- Carnes de imitação
A exposição a mais glúten vem de comer grãos. No entanto, muitos alimentos processados contém farinha de trigo ou glúten, por isso, você pode estar exposto ao glúten até mesmo em alimentos sem grãos. Celiac.com tem uma extensa "lista de alimentos não seguros".
O que é a sensibilidade ao glúten
A sensibilidade ao glúten refere-se a uma condição em que o sistema imune reage negativamente ao glúten. Isso provoca uma reação inflamatória no intestino e, ao longo do tempo pode levar a graves danos no intestino delgado. A doença celíaca é uma forma grave de sensibilidade ao glúten, onde a reação é imediata e, muitas vezes, muito dolorosa. Neste artigo vamos focar mais na sensibilidade ao glúten, que é muito mais difícil de diagnosticar, devido à falta de sintomas claros.
Os sintomas mais comuns
As pessoas que são sensíveis ao glúten muitas vezes não têm sintomas imediatos. No entanto, sintomas como estes podem manifestar-se ao longo do tempo.
- Dores de cabeça
- Problemas de pele
- Problemas digestivos
- Fraqueza generalizada
- Problemas neurológicos
- Dores nas articulações e músculos
Dermatologistas frequentemente rejeitam pessoas que dizem que o glúten causa a acne. Isso porque a sensibilidade ao glúten não está sempre associada a danos do intestino delgado visíveis, mensuráveis (como é o caso com a doença celíaca). A doença celíaca muitas vezes também vem com outros sintomas que estão ausentes em pessoas sensíveis ao glúten.
Sensibilidade silenciosa ao glúten
Não está se tornando óbvio que os médicos têm rejeitado estas alegações muito cedo. Os investigadores estão identificando o que eles chamam de "sensibilidade silenciosa ao glúten". As pessoas que sofrem deste mal não apresentam a gama normal dos sintomas de doença celíaca. E, no entanto, comer glúten provoca problemas reais para essas pessoas. A Wikipedia afirma que cerca de 6% da população pode sofrer desta forma silenciosa de sensibilidade ao glúten, ao passo que a doença celíaca afeta menos de 1%.
Esta forma silenciosa de sensibilidade ao glúten pode ser diagnosticada por detecção de anticorpos contra o glúten (medicamente conhecida como anticorpos anti-gliadina ou AGA, para abreviar).
Como glúten pode causar acne
Na página do eixo intestino-pele eu expliquei a importância da saúde do intestino sobre a acne. Problemas intestinais podem aumentar a inflamação sistêmica e esgotar suas reservas de antioxidantes, e isso pode indiretamente prejudicar a sua pele. Estes problemas são muito mais comuns entre os pacientes com acne do que a população geral.
Não existem estudos sobre a ligação do glúten e acne, por isso só podemos especular aqui. É meu palpite que o glúten causa danos aos intestinos delgado e grosso (isso foi comprovado por inúmeros estudos) e através disso, agrava a acne.
Glúten e outras condições de pele
Não existem estudos que medem o efeito do glúten sobre a acne, mas podemos tirar algumas conclusões com base em estudos de outras doenças da pele. Podemos fazer isso porque a maioria das doenças da pele são afetadas pela inflamação. Então, se algo agrava o eczema, há uma boa chance de a mesma coisa também agrava a acne em pessoas com tendência acneica.
Então, aqui estão alguns estudos que associam glúten a outras condições de pele:
- Um estudo sueco concluiu que 16% dos pacientes com psoríase são sensíveis ao glúten. Em um estudo de acompanhamento os pesquisadores compararam pacientes sensíveis ao glúten (AGA +) com psoríase com pacientes com psoríase sem sensibilidade ao glúten (AGA-). Após 3 meses de dieta isenta de glúten da AGA + as pessoas tiveram declínio significativo na gravidade da psoríase, enquanto o povo AGA- não mostraram melhorias. E quando eles voltaram para a sua dieta normal, a psoríase começou a agravar em mais de 50% das pessoas AGA + .
- Um estudo egípcio descobriu que pacientes com psoríase eram muito mais propensos a ser sensíveis ao glúten que os controles saudáveis. Um estudo indiano encontrou resultados semelhantes.
- Um estudo descobriu que a gravidade da psoríase se correlaciona com a sensibilidade ao glúten. Assim como a sensibilidade ao glúten piora, o mesmo acontece com a psoríase.
- Vários estudos têm relacionado a dermatite herpetiforme (DH) à sensibilidade ao glúten. DH é muitas vezes chamada de doença celíaca da pele.
Há, naturalmente, estudos negativos também (a ciência é confusa, com estudos contraditórios). Uma razão é que a sensibilidade ao glúten não é um problema para todos. Ela afeta uma parte das pessoas e, para essas pessoas, pode causar problemas reais (acne e outras doenças da pele).
Como eu sei se sou sensível ao glúten?
Eu não sei de qualquer teste para a sensibilidade ao glúten. Você pode conversar com o seu médico para fazer um exame para detecção de anticorpos ao glúten, que, a meu conhecimento, é a melhor maneira de diagnosticar a sensibilidade ao glúten.
Há também fatores de risco comuns:
- Caucasianos, especialmente aqueles de origem europeia do Norte, estão em maior risco do que as pessoas de outras raças.
- Ter um parente de primeiro grau com doença celíaca.
- Ter, consistentemente, problemas digestivos de desconforto depois de comer glúten.
Dieta de eliminação
Dieta de eliminação é uma outra maneira de testar como sua pele reage ao glúten. Cortar o glúten de sua dieta por algum tempo e ver o que acontece à sua pele. Quanto tempo você deve ficar sem glúten? Eu diria que muitas pessoas veem algumas melhorias nas primeiras 3 a 4 semanas, mas algumas pessoas nos comentários referiram que tiveram de esperar por 2 meses antes da sua acne ficar ainda melhor.
Você tem que ficar 100% sem glúten?
Então o que fazer se você descobriu que é sensível ao glúten? Você tem que ficar sem glúten 100% para o resto da sua vida?
Eu não acho que eu posso lhe dar uma resposta clara e simples para isto. As pessoas variam na forma como eles são sensíveis ao glúten. Algumas pessoas (incluindo eu) pode tolerar alguns produtos derivados do trigo de vez em quando. Pessoalmente, eu não me incomodo evitando fontes ocultas de glúten. As quantidades a partir dessas fontes são muito menores do que o que você obtém de comer grãos que contêm glúten. Evito (na maioria das vezes) as principais fontes de glúten (trigo, centeio e cereais relacionados) e deixo por isso mesmo. Isso funciona para mim e eu não estou muito preocupado com as espinhas ocasionais que tenho.
Você, é claro, tem que encontrar seu próprio equilíbrio entre a conveniência e saúde da pele. E você só pode encontrá-lo através da experimentação e de tentativa e erro. Comece com a dieta de eliminação por 3 a 4 semanas e depois experimente a adição de pequenas quantidades de glúten de volta à sua dieta (se quiser) e veja o que acontece.
E a aveia?
As chamadas aveias puras não contêm glúten. No entanto, o problema é que a aveia muitas vezes é tratada com a mesma maquinaria que trata o trigo. Então, a aveia muitas vezes fica contaminada com glúten no processo. Esta contaminação de glúten pode causar problemas para doentes celíacos e, possivelmente, até mesmo para aqueles com sensibilidade ao glúten.
Aveia pura que é certificada sem glúten deve ser ok de comer. Um estudo do Healthy Canada (Canadá Saudável) concluiu o seguinte:
Com base na maioria dos elementos de prova apresentados na base de dados científica, e apesar das limitações, a Health Canada e a associação celíaca canadense (CCA) concluiu que a maioria das pessoas com doença celíaca pode tolerar quantidades moderadas de aveia pura.
Introdução de aveia na dieta de indivíduos com doença celíaca: uma revisão sistemática.
Tenha cuidado com a aveia. Escolha aveia rotulada sem glúten e no final das contas que você deve ficar bem.
Conclusão
Há uma boa razão para acreditar que o glúten causa problemas para uma parcela dos pacientes de acne e permanece completamente seguro de comer para outros. Para as pessoas que são sensíveis a ele, o glúten causa danos aos intestinos delgado e grosso, levando à síndrome do intestino irritado. Isso aumenta a inflamação sistêmica, esgota antioxidantes e, embora dessa forma, agrava a acne.
O glúten é um gatilho bastante comum para pessoas que sofrem de acne persistente e que resistem a outros tratamentos. É por isso que eu recomendo qualquer pessoa com acne persistente de se abster de glúten por 3 a 4 semanas. Isso deve ser suficiente para avaliar como sua pele reage a ele. Se sensível, o único remédio conhecido é evitar o glúten.
|
ConversionConversion EmoticonEmoticon