Comece Aqui



Novo leitor? Então você está no lugar certo. Esta página lhe da uma visão geral do que o Zero Acne é e o que você pode esperar encontrar aqui. Eu também vou direcioná-lo para alguns dos meus melhores posts para você começar no caminho certo.

Meu nome é Seppo Puusa e eu quero te agradecer por tomar um tempo para estar aqui hoje. Eu sinceramente espero que eu possa ajudá-lo a superar a acne.

Este site é sobre o que? O que você pode esperar encontrar aqui?

Eu criei este site para compartilhar informações confiáveis ​​sobre a acne e como superá-la naturalmente. A internet está cheia de "informação" sobre como curar a acne. Infelizmente, a maioria delas é um tipo de boato não-confiável "ele disse, ela disse". Você provavelmente sabe que isso é mais pra uma abordagem perdida. Um conselho pode ajudá-lo enquanto o próximo é completamente inútil.

O que este site difere de outros é que a maioria dos posts aqui são baseadas em estudos científicos e evidências. Ao contrário do que você pode ter ouvido, a ciência estuda, sim, tratamentos naturais do acne. Todo dia. E a ciência já descobriu vários tratamentos naturais eficazes para a acne. Muitos dos quais você vai encontrar aqui.

Quem sou eu?


Meu nome é Seppo Pusa e eu sou a pessoa por trás deste site. Deixe-me apenas deixar claro desde o início que eu não sou um médico ou profissional de saúde. Eu sou apenas um cara normal, que lutou contra a acne por cerca de 20 anos - até que eu descobri como chutá-la para fora da minha vida.

Durante esses anos eu tentei um monte de coisas. Depois que ficou claro que os dermatologistas não tinham nada de bom para oferecer, eu fui parar na medicina alternativa e saúde natural. Ao longo de cerca de 7 a 8 anos eu testei praticamente todos os tratamentos naturais para a acne que eu tenho em minhas mãos; coisas como suplementos, detoxes, limpeza do cólon, descarga do fígado, jejum, dietas de alimentos crus, testes de alergia alimentar, limpeza à base de plantas e hipnose, só para mencionar algumas coisas que eu tentei.

O problema é que a maioria dessas coisas acabou sendo um total desperdício de tempo e dinheiro. Também ficou claro para mim que não há nenhuma lógica ou consistência à medicina alternativa. Muitas das teorias e tratamentos foram conflitantes, se não excludentes mutuamente. Um prático recomendaria limpeza de cólon para mim, o próximo me deu alguns remédios homeopáticos, enquanto o terceiro me disse que eu precisava eliminar alergias alimentares e aumentar o meu sistema imunológico. Imagine se a mesma coisa acontecesse com os médicos; um lhe daria analgésicos, o próximo vai operar a perna e um terceiro enviá-lo para uma sessão de massagem. Não faz qualquer sentido.

Por um tempo eu ignorei tais inconsistências. Eu imaginei que eles sabiam mais e qual é o mal de dar-lhes uma chance. Mas depois de anos e anos eu simplesmente não podia ignorar mais os problemas. Tornou-se evidente para mim que a saúde natural e alternativa é muito confiável. O melhor que eu poderia fazer é continuar tentando coisas diferentes e esperar que algo funcionasse. Você pode ler a história inteira na página Quem Sou Eu.

Então, por algum motivo eu acabei lendo um artigo médico sobre os benefícios medicinais do chá verde (PDF). O artigo falou sobre como a pele propensa à acne converte a testosterona em um hormônio mais potente chamado dihidrotestosterona (DHT) mais facilmente do que a pele normal. Eles descreveram como um chá verde antioxidante chamado epigalocatequina galato inibiu a conversão de testosterona em DHT e como poderia reduzir a acne e ajudar com outros problemas de saúde relacionados com o andrógeno.

Naquele momento, eu podia ouvir a ficha cair.

Eu estava tipo "Uau.. esta é uma informação incrível". E, assim, um nerd em mim nasceu.

Com o tempo aprendi a ler estudos médicos - grandes elogios a Wikipedia, e como encontrar estudos médicos de PubMed e Google Acadêmico. Até agora eu já li mais de 1000 estudos que direta ou indiretamente se relacionam com acne.

Desenhando a partir do fantástico trabalho feito pelos Drs. Bodo Melnik e Whitney Bowe eu fui capaz de juntar as peças do quebra-cabeça da acne. Eu posso dizer com segurança que agora temos uma boa compreensão do que realmente provoca acne e como se livrar dela. Eu não posso dizer que tenho todas as respostas, longe disso, mas estou bastante certo de que posso te ensinar um truque ou dois para ajudar a sua pele.

O que nos leva ao próximo ponto.

A explicação científica que faz sentido para acne

A acne é causada pela interação de 3 coisas: genes, hormônios e inflamação. Os genes privilegiam sua pele para acne. Eles são a razão pela qual apenas algumas pessoas têm acne, enquanto outros permanecem limpos. Eles são a razão pela qual o seu amigo pode comer todo o lixo que quer e nunca vê uma espinha. Entre outras coisas, os genes tornam a pele mais suscetível a hormônios. Por favor, veja o post genes e acne para uma explicação completa.

Então nós temos hormônios e inflamação. Eles estimulam a sua pele a produzir muito sebo e queratina (uma proteína resistente que liga as células da pele em conjunto). O excesso de sebo e queratina torna a pele propensa a microcomedões, a primeira etapa de uma espinha. Quando colonizado por bactérias, microcomedões podem facilmente se transformar em espinhas inflamadas.

Inflamação

Há um monte de evidências que mostram que a inflamação é uma das principais causas por trás acne. Eu falei em detalhes no post inflamação e acne, mas vou dar um breve resumo aqui.

O sebo é constituído por diversos ácidos graxos, um dos quais é chamado esqualeno. Estudos têm mostrado que o esqualeno danificado (ou oxidado, se usarmos termos adequados) é altamente comedogênico (o que significa que pode causar acne). Um estudo mostrou que a aplicação de esqualeno oxidado em orelhas de coelho causou espinhas e a gravidade das espinhas está correlacionada com o quão mal o esqualeno foi oxidado. Obviamente, eles não podem fazer estudos iguais em humanos, mas outros estudos encontraram que a pele propensa a acne tem muito mais esqualeno oxidado do que a pele saudável.

Como o esqualeno fica oxidado? Tenha em mente que a pele está constantemente exposta a danos inflamatórios; como a luz solar, ozônio na poluição do ar, produtos químicos irritantes em produtos para a pele e bactérias.

O corpo tem mecanismos de defesa contra os danos inflamatórios: antioxidantes. Há evidências que mostram que a defesa antioxidante simplesmente não pode lidar com a demanda em indivíduos com tendência acneica. Vários estudos já mostraram que as pessoas com acne têm níveis mais baixos de vitaminas e enzimas antioxidantes (vitaminas A, C e E) e níveis mais elevados de substâncias que indicam inflamação. E há algumas evidências de que tomar suplementos antioxidantes reduz acne. Por favor, veja este post para mais: Estudos revelam provas  (quase) irrefutáveis ​​para a raiz causa da acne.

Os baixos níveis de antioxidantes significam menos antioxidantes para proteger a pele, o que a deixa vulnerável a danos inflamatórios. Estudos têm mostrado novamente que a pele propensa à acne é escassa em antioxidantes e que a aplicação de antioxidantes topicamente reduz acne. Para todos os detalhes, consulte este post A prova de que antioxidantes tópicos são a chave para a pele naturalmente limpa.

Hormônios

Digamos que uma "unidade" de sebo requer uma "unidade" de antioxidantes para protegê-lo. O que acontece quando a produção de sebo dobra? A demanda por antioxidantes também dobra. Esta parece ser uma razão pela qual pacientes com acne têm níveis mais baixos de antioxidantes. A demanda da pele é mais do que o que o seu corpo pode suportar.

Além da genética, os hormônios têm a maior influência sobre a quantidade de sebo que sua pele produz. Os hormônios também podem afetar outros fatores por trás acne, como a produção de queratina e a resposta imunológica às bactérias P. acnes.

Tudo isso ajuda a explicar por que certos alimentos, por exemplo, podem causar acne. Os laticínios são repletos de hormônios conhecidos por causar acne, igualmente açúcar e carboidratos refinados aumentam os níveis de insulina - um dos hormônios-chave por trás acne. Os hormônios também explicam por que algumas mulheres têm acne pré-menstrual e por que a acne é tão comum durante a adolescência; ambos são tempos em que os hormônios que causam picos de acne.

Portanto, para concluir, se você quiser se livrar da acne, você tem que fazer o seu melhor para reduzir os níveis de inflamação e hormônios.

Não somos todos indivíduos?

E quanto à alegação de que somos todos indivíduos e que sua acne pode ser causada por coisas diferentes do que a minha acne. Então, como posso afirmar que todos temos que reduzir a inflamação e os hormônios?

Excelente pergunta e isso nos leva ao próximo ponto.

Aqui é onde teorias puras terminam e a realidade confusa começa. Embora eu esteja confiante de que a maioria dos casos de acne estão ligados aos hormônios e inflamação, isso não significa que os mesmos tratamentos vão funcionar em todos os casos.

Isso porque há muitas coisas que podem fazer uma bagunça nos seus hormônios ou aumentar o nível de inflamação. Coisas como:
  • Escolhas alimentares impróprias
  • Problemas intestinais. Acredito que são uma das causas mais subvalorizadas da acne
  • Estresse, falta de sono e outros fatores de estilo de vida
  • Irritantes químicos em produtos de cuidados pessoais ou uso excessivo de produtos de tratamento de acne
É por isso que o seu programa de tratamento da acne pode parecer um pouco diferente do meu. Por experiência eu sei que a minha acne está intimamente ligada a problemas de intestino. Eu sempre estouro espinha quando eu como algo que não concorda com meu intestino. Fora isso eu não tenho muitos alimentos gatilho, mas eu conheço pessoas que estouram espinha até mesmo de pequenas quantidades de laticínios e outros que não podem tolerar qualquer quantidade de glúten.

É por isso que não há uma só soluções para acne. Sem executar vários testes, ninguém pode dizer exatamente o que causa a acne ou como você pode superar isso. E é por isso que se livrar da acne sempre envolve um pouco de tentativa e erro.

Para onde ir a partir daqui?

Agora que você sabe como a acne acontece e sobre o que este site é, está na hora de você cavar mais fundo. Tenho toneladas de informação livre neste site (100 posts e contando).

Aqui estão alguns bons para você começar:
  • A seção dieta cobre a maior parte do que você precisa saber sobre a dieta e acne.
  • A seção de chá verde mostra como usar o chá verde, tanto como uma bebida e por via tópica, para combater a acne.
Basta seguir os links desses posts para obter mais informações.

Quer todos os meus segredos de tratamento para acne?

Nesse caso, por favor considere o meu livro De cara limpa - Programa natural de tratamento da acne baseado em ciência, que cobre tudo o que você precisa saber sobre limpar a pele.

Muito obrigado por me visitar e eu desejo a você tudo de melhor no seu caminho para a pele permanentemente zero acne!
Thanks for your comment

Aviso!

Seguidores